6 coisas que acontecem quando você para de comer carne

6 coisas que acontecem quando você para de comer carne

  • Lucas Alvarenga
  • Lucas Alvarenga

Você já se perguntou o que aconteceria com a sua saúde ao parar de comer carne completamente? Veja o que diz a Comissão de Médicos por uma Medicina Responsável (The Physicians Committee for Responsible Medicine), dos EUA:

1. Seus neurônios estariam mais protegidos

Estudos apontam que o risco de Alzheimer aumenta em pessoas que consomem dietas com carne, que são ricas em colesterol e gorduras saturadas, e pobres em fibras. Essas dietas levam à formação de placas que causam danos oxidativos nos neurônios. Há também estudos que demonstram um aumento na incidência de demência em pessoas que seguem uma dieta com carne do que nas que têm uma alimentação à base de ingredientes vegetais.

2. Você reduziria os riscos de ter câncer

Não consumir produtos lácteos reduz o risco de câncer de próstata. Não consumir carne vermelha e processada reduz o risco de câncer de cólon e reto. Não consumir carnes grelhadas e fritas reduz o risco de câncer de cólon, reto, mama, próstata, rim e pâncreas. Sob orientação médica, as mulheres podem consumir produtos de soja na adolescência para reduzir o risco de câncer de mama. Comer uma dieta rica em frutas e vegetais reduz o risco de várias formas de câncer.

3. Controlar o colesterol poderia ser muito mais fácil!

Pessoas que adotam uma dieta sem carne reduzem a ingestão de gorduras saturadas e têm os níveis de colesterol reduzidos
significativamente em apenas 6 semanas.

4. Sua vida poderia se tornar muito mais doce! 

Uma alimentação sem carne pode auxiliar a prevenir, reverter (sim, você leu certo, reverter) e administrar melhor o diabetes. Em contrapartida, médicos consideram que o consumo de carne é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2. 

5. Seu coração agradeceria!

Enquanto carnes processadas chegam a dobrar o risco de morte por insuficiência cardíaca, segundo estudo de 2014 publicado na revista “Circulation: Heart Failure”, da American Heart Association, mais e mais pesquisas confirmam: doenças cardíacas podem ser evitadas, melhor controladas — e até mesmo revertidas — com uma dieta à base de alimentos de origem vegetal.

6. Ficaria mais fácil fazer as pazes com a balança!

Quando você monta suas refeições com porções adequadas de legumes, frutas, grãos integrais e feijões, perder e controlar o peso se torna muito mais fácil, saboroso e saudável, com grandes melhorias nos níveis de colesterol, pressão arterial, glicemia, e em muitos outros aspectos da sua saúde.

Incrível o que uma simples mudança de hábito pode fazer, não é mesmo? Se você realmente se preocupa com a sua saúde, baixe agora mesmo o nosso Guia Vegetariano Gratuito!