Guia definitivo do churrasco: 14 receitas veganas para você arrasar

Guia definitivo do churrasco: 14 receitas veganas para você arrasar

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Churrascos são momentos tensos na vida de uma pessoa que não come carne. É a hora em que todo mundo vai fazer mil perguntas sobre sua dieta, em que a gente vai se deparar com carne sendo assada em grandes quantidades e, também, em que a gente pode ficar sem opção do que comer.

Mas não precisa ser assim! A solução para tudo é ter jogo de cintura. Veja as dúvidas como uma oportunidade para explicar melhor sua opção para os demais — pode ser uma sementinha que você está plantando hoje! — e tente ter bom humor até mesmo para responder críticas.

Sobre a comida, a gente está aqui para te mostrar que, sim, veganos podem se divertir e comer muito bem em churrasco. Basta ter criatividade e botar a mão na massa, quer dizer, nos vegetais!

Ah, nossa sugestão é sempre fazer comida para todo mundo, não apenas para você. Cada pessoa que quiser experimentar suas delícias veganas é uma pessoa a mais que descobre como é gostoso comer sem prejudicar os animais.

Além dessas receitas, coisas mais simples, como batata doce enrolada no papel alumínio e jogada na brasa, tofu marinado assado na churrasqueira e milho verde assado na espiga são super fáceis de fazer e vão conquistar muitos fãs.

1. Começando do começo: que tal, como aperitivo, essa maionese, sem nada de origem animal, do Bora Veganizar?

2. Não é churrasco se não tiver maionese de batatas. Dá uma olhada na versão vegana das Viewganas.

3. Espetinho? Crie sua versão vegana inspirando-se nesses, da Carol Vida Vegan

View this post on Instagram

Adivinha qual é o espetinho que todo mundo comeu? ESPETINHO VEGANO 💚🌱👽🍌 muito fácil de fazer: ⠀ Corta os legumes em pedaços grandes, pra não cair do espeto. Depois coloca em uma travessa grande com azeite, shoyo, sal, manjericão, orégano e outros temperos que você quiser.⠀ Deixa um tempinho fechado marinando pra pegar um gosto. Se não der tempo, fica bom também, mas umas 2 horinhas antes fica mais saboroso. ⠀ Depois só colocar no espetinho e mandar pra churrasqueira. ⠀ Se der, deixe o espetinho de madeira por uns 30 minutos na água antes, assim ele não queima na churrasqueira. ⠀ É isso, depois só comer muito! Faça a mais, todo mundo vai comer 🌽🌽🌽🌽🌽🌽⠀ ⠀ ⠀ #govegan #churrascovegano #veganbarbecue #espetinho #espetinhovegano

A post shared by Carol Destro (@carolvidavegan) on

4. Cogumelos: amor verdadeiro. Que tal colocá-los no espetinho? A ideia é da Consciência Viva

View this post on Instagram

Almocinho com influência árabe… arroz com lentilha + michui de vegetais! Simples mas lindinho pra comer com os olhos e alimentar física e sutilmente o corpo e a alma!😋🙏💚 Aliás uma ótima opção de combinação pra vc levar naquele churrasco do fim de semana e ver os “carnistas” atacarem ao melhor estilo vegetariano! Adoro!🌱🌱🌱Aliás e quiser realmente se garantir, é bom levar uma boa quantia!😅😅 Já tinha arroz pronto na geladeira e lentilha de germinando… passei a lentilha por 1 minuto no vapor e adicionei ao arroz. Numa wok caramelizei cebola (em óleo de coco com um pouco de sal e açúcar do coco). Depois dela ficar bem escurinha adicionei o arroz e lentilha… dei uma aquecida e no final, qdo desliguei o fogo, acrescentei óleo de gergelim. Finalizei com amêndoas laminadas tostadas. Para os espetinhos, deixei marinando (em shoyu bom – uso daimaru -, limão, sal, azeite e zaatar) algumas coisas q tinha na geladeira… no caso foram pedaços de cogumelos (usei portobelo), de cebola, de abobrinha e pimentinha da horta. A parte fatiei um pouco de repolho mas não marinei… montei os espetinhos e dei uma grelhada na bistequeira. Servi com molhinho tahine (tahine, limão, sal e água) e uma bela salada colorida (de couve, rabanete, tomatinho e pepino) e fui feliz pra sempre!😃😃😃 #plantbased #comidavegana #comidavegetariana #alimentaçãoconsciente #apazcomecanoprato #escolhaacompaixão

A post shared by Vegan|PlantBased|ClauBerrocoso (@conscienciaviva) on

5. Imagina essa salsicha vegana do Tá Na Mesa Vegg depois de assada na churrasqueira?

6. Falafel não precisa ser frito. Se você está indo para um churrasco, por que não colocá-los na grelha? A Vegana Prática ensina a fazer.

7. O mesmo vale para esse hambúrguer de quinoa da Bela Gil: uma delícia, ainda mais defumado.

8. A polenta é naturalmente vegana, e agrada a todos?? Especialmente quando é assada na brasa, como o Felipe Bronze ensina a fazer.

9. A gente aposta que todo mundo vai amar esse salpicão vegano da Tati Lund.

10. Quer deixar todo mundo de queixo caído? Essa receita de queijo “feta” assado da Vegana Prática, na churrasqueira, vai te ajudar nessa missão.

11. Tomates recheados com queijo vegan de macadâmia do Bambu Chuveroso. Lindos, gostosos e saudáveis.

12. Não pode faltar farofa! Dá uma olhada nessa receita do Tempero Alternativo.

13. Pão de alho é daquelas coisas que acabam rapidinho e todo mundo ama! Você pode fazer com essa receita de maionese de alho do Presunto Vegetariano.

14. As Viewganas arrasam muito! Essa receita de “costelinha” com molho barbecue vai ser simplesmente a sensação do seu churrasco.

Para saber mais sobre a dieta vegetariana, clique aqui e baixe nosso Guia Vegetariano Gratuito.