A indústria da carne financia estudos para dizerem que o consumo de carne é saudável

A indústria da carne financia estudos para dizerem que o consumo de carne é saudável

  • Lucas Alvarenga
  • Lucas Alvarenga

Uma recente matéria no New York Daily News levantou uma questão que pode incomodar muita gente: a indústria da carne financia pesquisas e conferências para promover a ideia de que produtos de origem animal são saudáveis.

A jornalista científica Marta Zaraska afirma:

“Se você vê um estudo dizendo que o consumo de carne vermelha não aumenta o risco de câncer ou de problemas cardiovasculares, ou que dietas ricas em proteína são as mais indicadas, existem boas chances de esse estudo ter sido financiado pela indústria da carne.”

Infelizmente, estudos bancados pela indústria da carne para promover o consumo de animais não faltam. Nem mesmo universidades e cientistas de credibilidade estão imunes à influência perniciosa dessa indústria.

Zaraska vai ainda mais longe:

“Em 2009, em uma revisão de literatura existente, o epidemiologista Dominik Alexander, do Instituto EpidStad no Colorado, e outros pesquisadores recebendo recursos das associações americanas de produtores de carne bovina e suína (National Cattlemen’s Beef Association e National Pork Board) afirmaram: ‘não há evidências suficientes que sustentem a associação entre consumo de gordura animal ou proteína animal e câncer colorretal'”.

Você pode argumentar que um estudo financiado pela indústria não é necessariamente tendencioso. No entanto, os dados mostram que a probabilidade de pesquisas financiadas pela indústria farmacêutica, assim como a do cigarro, petróleo e alimentos, por exemplo, produzirem resultados tendenciosos (e favoráveis aos interesses de quem as financia) é mais de quatro vezes maior que em pesquisas independentes.

Estudos de peso realizados por organizações de grande credibilidade vêm mostrando repetidamente os problemas e os perigos do consumo de carne para a saúde humana. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde, da ONU, classificou as carnes processadas como tão cancerígenas quanto cigarro.

O que você pode fazer para não ser ludibriado e contaminado pela indústria? Seja cético, faça suas próprias pesquisas, investigue a fundo. Acima de tudo, pergunte-se de que lado o dinheiro está.

Não caia nas mentiras da indústria. Você pode abandonar a carne e adotar uma dieta que, além de livre de crueldade, ainda é muito mais saudável. Baixe nosso Guia Vegetariano Gratuito e comece agora mesmo!