Niterói se compromete a servir refeições vegetarianas nas escolas públicas

Niterói se compromete a servir refeições vegetarianas nas escolas públicas

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Apenas uma semana depois do município de Sinop (MT) assinar o acordo pelo qual reduzirá 40% do consumo de produtos de origem animal nas refeições oferecidas para seus alunos de escolas públicas, agora é a vez de Niterói (RJ) se comprometer com o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado pela Mercy For Animals.

O município fluminense anunciou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, que servirá refeições livres de produtos de origem animal uma vez por semana em escolas públicas. A iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de origem animal, promovendo uma alimentação mais consciente que beneficia a saúde pública, o meio ambiente e, é claro, os animais.

A adesão ao ACB deve trazer um impacto direto sobre as 25 mil refeições servidas diariamente nas mais de 100 escolas municipais de Niterói já no ano letivo de 2018, quando terá início a implementação do programa.

“Niterói comprovou ser uma cidade líder na promoção de melhorias de saúde pública em escolas e na proteção do meio ambiente”, ressalta a Especialista em Políticas Alimentares do Alimentação Consciente Brasil, Renata Scarellis. “É um verdadeiro exemplo para outras cidades implementarem dias com refeições livres de produtos de origem animal, o que já foi feito em vários países da Europa, em diversas cidades nos Estados Unidos e no Brasil”, completa.

Com o anúncio, a cidade engrossa a lista de cidades brasileiras que assumiram o compromisso de promover a saúde e a sustentabilidade em seus programas de alimentação, que inclui ainda municípios como Cuiabá, Sinop e Várzea Grande, no Mato Grosso, impactando mais de 25 milhões de refeições por ano.

Sobre o Alimentação Consciente Brasil (ACB)

O Alimentação Consciente Brasil é um programa sem fins lucrativos que oferece, gratuitamente, todo o suporte para que instituições públicas e privadas substituam pelo menos 20% dos ingredientes de origem animal hoje oferecidos por ingredientes de origem vegetal.

O programa segue as recomendações da Organização das Nações Unidas, da American Heart Association, do Guia Alimentar para a População Brasileira publicado pelo Ministério da Saúde, e de outras autoridades em questões ambientais e de saúde que defendem a redução do consumo mundial de carnes como medida efetiva para combater doenças crônicas, impedir o desmatamento e reduzir o uso de água e outros recursos naturais.

O time ACB de chefs, nutricionistas, nutrólogos e especialistas em políticas alimentares auxilia profissionais da alimentação em redes de ensino e outras instituições, fornecendo consultoria e reformulação de cardápio, caderno de receitas e treinamentos práticos para os interessados. Também são disponibilizados materiais de comunicação para a realização de campanhas dentro das instituições, como faixas, folhetos e cartazes, a fim de conscientizar todos os envolvidos e engajá-los na mudança.

Conhece pessoas na Prefeitura de sua cidade? Ajude-nos a difundir esse projeto. Entre em contato através do site do Alimentação Consciente Brasil.

Clique aqui para saber como aderir a uma dieta vegetariana saudável, sustentável e compassiva.