
Por que incluir o leite vegetal na sua alimentação?
Incluir o leite vegetal na dieta é uma ótima forma de melhorar sua saúde, sendo você vegano ou não. Isso acontece porque eles são ricos em nutrientes, vitaminas e ajudam no bom funcionamento do corpo, principalmente para aqueles que têm problemas digestivos ou infecciosos.
O leite de vaca não é uma boa alternativa para o ser humano. Além de todo o processo de produção envolver muita exploração animal, a bebida tem uma quantidade significativa de hormônios, o que pode provocar inflamações e causar alterações no nosso corpo que podem levar a doenças mais sérias. Não é à toa que cada vez mais pessoas apresentam reações alérgicas e intolerância à lactose.
Ao optar pelo leite vegetal, os benefícios são diversos:
- baixo teor de gorduras ruins;
- gorduras benéficas para o coração (mono e poli-insaturadas)’
- alto teor de vitamina B’
- dose equilibrada de sódio e potássio;
- aliado contra a prisão de ventre e o colesterol ruim;
- baixo índice glicêmico (açúcar no sangue).
Além dessa riqueza nutricional, o leite vegetal tem a vantagem de ser produzido a partir de variados grãos, oleaginosas, frutas e tubérculos e, por isso, existem diferentes tipos e sabores. Você pode escolher o que é mais gostoso para você e, claro, sempre diversificar o consumo para ingerir diferentes nutrientes e vitaminas, aproveitando os benefícios particulares de cada tipo de leite vegetal. Confira a seguir algumas das principais opções!
-
Soja

Foto: Reprodução
O leite de soja é uma ótima alternativa para quem procura uma bebida rica em proteína, fibra e vitamina B. Por ter um aspecto mais cremoso, ele é perfeito para cozinhar e preparar bebidas frias. Além disso, é uma das versões mais baratas de leite vegetal encontradas no mercado.
-
Amêndoas

Foto: Reprodução
Com baixo teor de gordura, o leite de amêndoas é uma excelente fonte de fibras e vitaminas para você incluir na dieta. Ele é indicado para a prevenção de doenças cardiovasculares, por conta do seu baixo índice glicêmico.
O leve sabor doce das amêndoas facilita a utilização desse leite em receitas de sobremesas e em bebidas mais adocicadas. Porém, infelizmente ele ainda tem um preço mais elevado.
-
Aveia

Foto: Reprodução
O leite de aveia é um dos maiores aliados para quem procura obter cálcio. Além disso, ele é fonte de fibras, ajuda na saciedade e fornece mais energia, auxiliando na perda de peso. Por ser um dos leites mais fáceis de fazer em casa e ter um preço mais acessível, é usado em receitas variadas.
-
Coco

Foto: Reprodução
Um dos mais populares entre os leites vegetais, o leite de coco é uma ótima opção para auxiliar no controle do colesterol. Por ter um sabor mais doce, ele é mais usado na preparação de smoothies, mingau e até sorvetes.
-
Nozes

Foto: Reprodução
Essa opção é a mais rica em antioxidantes e é indicada para casos de mau funcionamento do intestino. Naturalmente mais adocicado, o leite de nozes é perfeito para preparar bolos e massas para tortas.
-
Arroz

Foto: Reprodução
Uma bebida leve, sem glúten e cheia de benefícios para o corpo. O leite de arroz é um grande aliado para a obtenção de energia e para equilibrar o sistema nervoso. Também ajuda na perda de peso, já que é uma das opções de leite vegetal com menor quantidade de calorias.
-
Castanha de caju

Foto: Reprodução
Muito utilizado para cremes, o leite de castanha de caju é rico em cálcio, vitamina D e, claro, muito sabor. Além disso, ele é importante para o fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico.
Se você tem interesse em saber mais sobre a produção de leite vegetal, não deixe de conferir esse vídeo da Alana Rox e aprenda o processo. 😉
O leite vegetal é uma ótima opção para a saúde, além de ser muito versátil nos quesitos sabor e variedade nutricional. A quantidade de ingredientes que podem ser usados é enorme! Com certeza você vai encontrar o melhor (ou os melhores!) para você e para a sua família.
Que tal experimentar os leites vegetais e incluí-los na sua alimentação? Baixe o nosso Guia Vegetariano Gratuito e se inspire com as receitas!
Foto de capa: Reprodução