Start-up aposta em leite idêntico ao de vaca… mas sem exploração ou crueldade de nenhum animal

Start-up aposta em leite idêntico ao de vaca… mas sem exploração ou crueldade de nenhum animal

  • Lucas Alvarenga
  • Lucas Alvarenga

Cada vez mais a população vem percebendo toda a crueldade e devastação ambiental envolvidas na produção de leite animal para consumo humano. A terrível separação dos bezerros de suas mães logo no início de suas vidas, a exploração diária das fêmeas até seu esgotamento e a morte dos bezerros machos fazem com que mais e mais pessoas estejam em busca dos leites vegetais. Não à toa, estima-se que até 2019 as vendas de leites de soja, coco e amêndoa superem a marca de 10 bilhões de dólares.

Mas a despeito das várias opções de leites vegetais e do fato de não necessitarmos de leite animal em nossa dieta, muita gente ainda opta por seu consumo. Pensando nisso, a Perfect Day, uma startup da Califórnia, está prestes a lançar no mercado o leite de vaca que não necessita de nenhum animal para ser produzido. Pois é! Segundo matéria do The Guardian, o leite é obtido por meio de uma combinação de biotecnologia e vegetais que resulta num produto com o mesmo gosto e composição do leite originalmente ordenhado de vacas.

Além de acabar com o sofrimento de milhões de vacas e bezerros atualmente explorados pela indústria do leite, a inovação trará benefícios em larga para o meio ambiente, pois utiliza aproximadamente 98% menos água e diminui em até 65% as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Para saber mais sobre os bastidores do consumo de leite, assista ao vídeo da Alana: