Os Youtubers que estão revolucionando o veganismo na França

Os Youtubers que estão revolucionando o veganismo na França

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Setembro foi o mês do veganismo na imprensa nacional e internacional. A gente já falou aqui que o estilo de vida ganhou a capa da Revista Veja Rio, que destacava o sucesso de empreendimentos que não usam produtos de origem animal, um editorial do jornal britânico The Guardian, dizendo que se tornar vegano é uma decisão moral importante, e um guia na Revista Vogue.

Nesse final de semana foi a vez do francês Le Monde falar sobre o buzz que alguns youtubers veganos estão criando na França. Essa nova forma de militância está fazendo sucesso entre milhares de seguidores, sobretudo jovens entre 18 e 35 anos.

O jornal destacou que, com humor, essa nova geração está conquistando adeptos para um estilo de vida que não consome produtos de origem animal — seja carne, leite, ovos, couro ou lã. O youtuber Gurren Vegan explica:

“O humor é apenas um facilitador que nos ajuda a passar ideias, um truque para entrar na cabeça das pessoas, porque nossos assuntos não têm nada de engraçado, na verdade: três milhões de animais são mortos todos os dias em abatedouros franceses.”

O fato de o Le Monde em trazer matérias sobre o assunto mostra que o interesse pelo veganismo na França está crescendo. Há um mês, uma matéria no mesmo jornal propôs uma reflexão importante sobre os hábitos de consumo dos franceses e a crueldade animal. “A consciência, para muitos de nós, nos coloca o seguinte problema: temos o direito de sacrificar 3 milhões de animais por dia na França em abatedouros (e mais dezenas de milhões de animais marinhos vítimas da pesca) só porque ‘comer carne é gostoso’?”, questionou a jornalista Catherine Vincent. “Em um futuro próximo, essa consciência coletiva vai inaugurar uma nova forma de viver com os animais, respeitando seu bem-estar”, conclui.

Se você também mal pode esperar pelo dia em que os animais serão respeitados e livres, faça parte da mudança. Clique aqui para começar nosso Desafio 21 Dias Sem Carne.