15 substitutos para ovos para veganos fazerem qualquer receita

15 substitutos para ovos para veganos fazerem qualquer receita

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

A exploração de ovos é uma das mais piores formas de crueldade animal existente. No entanto, queremos te mostrar que, ao decidir parar de consumir esses produtos, você pode optar por alternativas saudáveis e continuar comendo tudo o que gosta.

Os substitutos dos ovos são vários. Tudo depende da função que o ovo desempenhava na receita original: fermentação, para dar liga, umidade ou para engrossar ou emulsificar. É importante identificar isso antes de escolher a substituição.

1. Chia

Basta misturar uma colher de sopa de chia para 3 colheres de sopa de água e deixar de molho por 15 minutos, até que a chia crie uma “gosminha”. Essa combinação é o substituto ideal para um ovo em receitas em que o ovo é usado para dar liga, como panquecas, waffles, pães e bolos.

2. Linhaça

Assim como a chia, a linhaça (ou sua farinha) pode ser usada na proporção de uma colher de sopa para 3 colheres de sopa de água. Ao formar a “gosminha”, essa mistura poderá ser usada para panquecas, waffles, pães e bolos.

3. Aquafaba

Talvez você nunca tenha ouvido falar em aquafaba, mas o fato é que essa é a queridinha do momento! Muitos veganos achavam que nunca mais comeriam merengue, porém o líquido do cozimento de leguminosas como grão-de-bico nos permite fazer diversas receitas como se estivéssemos usando clara em neve! Dá para fazer desde merengues até mousses. Dá uma olhada na receita do Tempero Alternativo.

4. Purê de maçã

Basta cozinhar a maçã, processá-la e pronto: ¼ de xícara desse purê de maçã corresponde a um ovo e pode substituí-lo em receitas em que o ovo é usado para dar umidade.

5. Purê de banana

Amasse uma banana bem madura e ½ de xícara dela fará as vezes de um ovo quando a receita pedir umidade. É importante dizer que o sabor da banana pode se sobressair, então essa mistura é boa para preparações em que isso não seja um problema, como bolos, biscoitos e panquecas.

6. Purê de abóbora

Assim como os purês de maçã e de banana, o de abóbora é bom para umidificar os preparos, ao substituir os ovos. 1/3 de xícara equivale a 1 ovo.

7. Bicarbonato de sódio com vinagre

Quando a função do ovo em uma receita é fazer a preparação ficar macia e leve, como em um bolo, uma simples mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre branco é a substituição perfeita para 1 ovo.

8. Refrigerante 

A lógica é parecida com a do bicarbonato de sódio com vinagre: meia lata de refrigerante equivale a um ovo e é uma solução prática para fazer bolos crescerem.

9. Farinha de grão-de-bico

Perfeito para dar liga em receitas como hambúrgueres e bolinhos. Mas nosso uso favorito para esse ingrediente super proteico é a grãomelete! Sim: basta misturar com água, fermento e temperos e levar a uma frigideira para que essa farinha adquira a consistência e formato idênticos a de uma omelete. O recheio fica por conta da sua criatividade — desde que não seja de origem animal, claro.

10. Tofu

O tofu é uma boa substituição por praticamente não ter sabor. Basta processar, transformando-o em um purê. ¼ de xícara é o equivalente a um ovo. Além disso, ele também pode se transformar em um delicioso tofu mexido, como se fossem ovos mexidos: basta amassá-lo grosseiramente com um garfo e levar à frigideira e caprichar nos temperos de sua preferência. O açafrão é uma boa pedida para dar a cor amarelinha característica das gemas.

11. Sal negro

Proveniente do Himalaia, esse sal tem origem vulcânica, o que lhe dá um sabor e cheiro de enxofre e deixa os alimentos com ele temperados muito parecidos, em sabor, com ovos. No entanto, ele não é um substituto do ovo para preparações em si.

12. Mistura de trigo e água para empanados

Às vezes algumas soluções são mais simples do que parecem! Em geral, os empanados são passados em ovos batidos antes de irem para a frigideira, mas uma simples misturinha de farinha e água é suficiente para que se forme uma casquinha super crocante nos alimentos empanados. Vale ainda, depois de passar nessa mistura de água e farinha, ainda passar em farinha de rosca — apenas é preciso se certificar de que não há leite entre os ingredientes.

13. Leticina de soja

Esse produto, que em consistência se parece com um xarope denso, é amplamente usado na indústria alimentícia para dar consistência e elasticidade a diversos preparos e pode ser também usado como substituto para ovos! Cada colher de sopa de lecitina de soja (emulsão) substitui 1 ovo da sua receita e pode ser usada em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies e sorvetes.

14. Ágar-ágar

Essa mágica “gelatina” de origem vegetal é uma ótima opção para substituir os ovos: ela não tem gosto ou cor e estabiliza em temperatura ambiente! Basta bater uma colher de sopa de pó de ágar-ágar em quatro colheres de sopa de água fervendo e levar a mistura para a geladeira. Quando ela estive consistente, bata-a novamente e então use para dar liga. O ágar-ágar também pode ser usado diretamente em receitas como pudins e outros preparos.

15. Extrato de soja

Já pensou em comer maionese feita em casa e sem ovo? É só usar extrato de soja: basta misturar duas colheres de sopa bem cheias com 200ml de água e bater no liquidificador. Sempre batendo, adicione óleo aos poucos até emulsificar e ficar na consistência firme de maionese.

Mudar para uma dieta vegetariana é mais simples do que parece! Clique aqui para baixar nosso Guia Vegetariano Gratuito e começar já.