Os maiores problemas do mundo têm solução

Os maiores problemas do mundo têm solução

  • Lucas Alvarenga
  • Lucas Alvarenga

A expectativa de crescimento da população humana nos próximos trinta anos é de aproximadamente 2 bilhões de habitantes. Nunca na história a população humana mundial terá crescido tanto em tão pouco tempo.

Este é o cenário mundial atual:

– 7,2 bilhões de pessoas
– 850 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, passando fome

– 1/3 da área terrestre do planeta tomada pela pecuária

– 51% de todos os grãos cultivados no mundo consumidos por animais explorados para abate

– População caminhando para um aumento de 2 bilhões em três décadas

– Mentalidade e valores morais que incentivam a busca do prazer independente de quem pague por isso

Juntando os pontos acima, é fácil perceber o quão desastroso é o consumo de animais na atualidade.

Um estudo recente publicado na Discovery News

nos trouxe alguns números para mostrar como um mundo vegano pode salvar o planeta.

Ambientalmente e socialmente

Haveria uma redução drástica na área necessária para agricultura. Mesmo com um aumento significativo da população, precisaríamos de menos terras e menos água para produzir nossos alimentos. Isso significa menos florestas desmatadas e uma queda acentuada na emissão de gases de efeito estufa.

A pesquisa demonstra: 100% das metas ambientais e de de sustentabilidade alimentar seriam atingidas com sucesso se toda a população se tornasse vegana. Já se todos adotassem uma dieta ovolactovegetariana, essa taxa cairia para 94%. E apenas 15% das metas seriam atingidas se a população continuar com uma alimentação baseada em proteína animal.

Para produzirmos alimentos de origem vegetal de alto valor nutritivo é preciso muito menos área de terra, como visto acima. A transição para uma dieta à base de vegetais é hoje a única forma.de atender a demanda mundial exponencialmente crescente por alimentos reduzindo drasticamente os impactos ambientais.

Valores morais da sociedade

Temos consciência, no entanto, de que apesar do cenário de catástrofes ambientais que temos à frente, este não é nosso único problema. Somos herdeiros de uma mentalidade que norteava a humanidade nos tempos da caça e coleta, muito antes da Revolução Agrícola. Todos os nossos valores são baseados em interesses individuais, e não coletivos. Nossa incapacidade de compreendermos que os interesses dos outros são tão importantes quanto os nossos é a matriz dos maiores problemas do homem. O Veganismo mostra isso de forma clara quando evidencia a violência e covardia que cometemos com centenas de bilhões de animais por ano no mundo todo. Mas mesmo diante dessas evidências, e mesmo sabendo dos prejuízos que o consumo de animais traz ao meio ambiente e à própria saúde, muitas pessoas não se importam. A educação é a chave para esse problema. Precisamos mudar a perspectiva mental da humanidade, desenvolvendo e abraçando valores morais mais altruístas, que enfatizem a noção de responsabilidade coletiva.

Para iniciar a mudança agora, baixe o nosso Guia Vegetariano Gratuito.