Restaurante que antes servia foie gras prepara transição para o veganismo

Restaurante que antes servia foie gras prepara transição para o veganismo

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Um restaurante francês de Londres que antes servia até foie gras anunciou que se tornará totalmente vegano. Isso aconteceu após ativistas pressionarem o estabelecimento, já que o foie gras é considerado uma das piores formas de exploração animal. O produto é feito a partir do fígado de gansos alimentados à exaustão, com o alimento sendo despejado forçadamente por meio de tubos diretamente em suas gargantas. A quantidade exagerada de alimento leva ao acúmulo de gordura no fígado do animal, o que é tido como uma iguaria.

O chef Alexis Gauthier, ele mesmo vegano agora, anunciou que a transição será gradual e acontecerá com a introdução de novos pratos veganos no decorrer dos próximos 18 meses. O restaurante já não serve mais foie gras, mas ainda tem carnes no menu — apesar de ter um menu ovo-lacto-vegetariano desde 1997, que se tornou vegetariano estrito em 2006. “Eu poderia cozinhar o que eu sei pelos próximos 25 anos e fazer dinheiro, mas eu não quero continuar ignorando o que está acontecendo”, disse Gauthier ao jornal Metro.

Ele está em um dos melhores lugares do mundo para isso! Uma pesquisa divulgada em abril pela empresa Compare The Market revelou que mais de 3,5 milhões de britânicos são veganos. O número representa 7% da população e o crescimento do número de veganos entre 2016 e 2018 foi recorde!

A consultoria Veganizer, de Nova Iorque, realizou um levantamento e descobriu inúmeras histórias de sucesso de lanchonetes e restaurantes já estabelecidos e que resolveram deixar de usar carne, leite e ovos em seus pratos. De todos os estabelecimentos pesquisados, nenhum teve queda nas vendas, pelo contrário: elas aumentaram entre 10% e 1000%. Já os seguidores nas redes sociais aumentaram em uma proporção ainda maior, entre 100% e impressionantes 15000%.

Gauthier até mesmo criou uma receita de “faux gras”, um falso foie gras, sem nada de origem animal!

“Eu acredito que as pessoas comem essas coisas porque são programadas para isso depois de anos sem ter outras opções igualmente deliciosas. O mais excitante é quando você dá a elas um jantar sem nada de origem animal e elas te dizem que estão satisfeitas. Você ficaria impressionado com a quantidade de clientes carnívoros que agora escolhem opções veganas sem titubear”, contou o chef.

Nós ficamos felizes em saber, mas não surpresos! Isso porque sabemos que uma alimentação vegetariana pode ser extremamente gostosa e saudável: basta reaprender a utilizar alguns ingredientes que acabam ficando esquecidos na geladeira quando se cozinha com produtos de origem animal.

Quer saber como fazer a transição? Clique aqui que a gente te ajuda.