Você sabe a diferença entre vegano, vegetariano e ovolactovegetariano?

Você sabe a diferença entre vegano, vegetariano e ovolactovegetariano?

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

Para quem está começando a se informar sobre uma alimentação mais consciente e sobre a crueldade animal agora, ler e ouvir falar denominações como “vegetariano” e “vegano” pode causar certa confusão. Mas calma, não é difícil. A gente está aqui para te ajudar e tornar tudo mais fácil. Dá uma olhada na diferença entre essas classificações de vegetarianos.

Vegano ou vegana

É um estilo de vida! São as pessoas que não consomem qualquer tipo de produto de origem animal ou que envolva animais em sua produção. Então, além de não comerem carne, leite, ovos ou mel, também não consomem cosméticos e produtos de limpeza que tenham compostos de origem animal ou que sejam testados em animais; não utilizam roupas de origem animal, como lã, seda ou couro; não frequentam locais como circos, zoológicos ou parques em que animais são usados como forma de lazer ou diversão; e não compram animais de estimação, apenas adotam animais resgatados. Basicamente, veganos boicotam, na medida do possível e do praticável, tudo que envolver exploração e sofrimento animal, em qualquer área.

Vegetariano ou vegetariana

Esse termo se refere a quem segue uma dieta que exclui tudo que é de origem animal da alimentação. Portanto, vegetarianos não comem nada que tenha carne, leite, ovos ou mel, seja pelos animais, pela saúde, pelo meio ambiente ou outros motivos. Sendo assim, todos os veganos são também vegetarianos. Cabe ressaltar que, no Brasil, se utiliza muito o termo vegetariano para se referir a uma dieta sem carne, mas que pode conter leite e ovos.

Ovolactovegetariano

É a pessoa ou a dieta que exclui a carne, inclusive os frutos do mar, mas não exclui leite e ovos. Há também os ovovegetarianos e os lactovegetarianos — respectivamente pessoas que consomem apenas ovos ou apenas leite, e cortam os demais produtos de origem animal da alimentação. É por aqui que, muitas vezes, as pessoas começam o processo até se tornarem veganas! É uma porta de entrada para que elas passem a se informar sobre a crueldade envolvida também na produção de leite e ovos.

Clique aqui para começar uma dieta vegetariana deliciosa, saudável e compassiva agora mesmo!