10 regras de ouro para receber bem um vegano nas festas de final de ano

10 regras de ouro para receber bem um vegano nas festas de final de ano

  • Aline Baroni
  • Aline Baroni

A gente precisa abrir o coração: por mais que a gente ame nossa família e amigos, as festas de final de ano podem ser um momento delicado para os veganos. Primeiro, porque tem carne, leite e ovos por todas as partes. Segundo, porque tantas pessoas reunidas podem gerar situações desconfortáveis

Mas a gente quer participar, estar junto, comer junto com todo mundo! Conversar com os amigos e familiares que nem sempre conseguimos ver com a frequência que gostaríamos. Afinal, nós só mudamos nossa dieta por amor aos animais e não queremos nos tornar eremitas por causa disso!

Por isso, aqui vão 10 dicas para você que vai receber um vegano em sua casa e deixá-lo bem à vontade:

1. Mas e as proteínas?

Tem algumas perguntas que os veganos não aguentam mais ouvir. A gente sempre tenta esclarecer dúvidas, ser acessível, mas seria legal se vocês conseguissem dar uma pesquisada básica sobre a nossa dieta antes.

2. Vegetarianismo não nos torna menos saudáveis

Não presuma que, por sermos veganos, temos deficiências nutricionais — isso não é verdade. A prevalência de anemia é a mesma, por exemplo, entre vegetarianos e onívoros. É melhor se preocupar com a nutrição de alguém que come só besteiras do que com a nossa.

3. Peixe, presunto, queijo

Não comemos! Nada que for de origem animal entrará em nosso prato.

4. As plantas também sentem

Se você tem alguma dúvida genuína sobre o veganismo, ficaremos muito felizes em esclarecer. Adoramos conversar sobre esse assunto, porque é uma parte muito importante da nossa vida! Mas, por favor, não tente usar argumentos furados porque não cola.

5. Se é vegetariano, por que come coisas parecidas com carne?

A maior parte das pessoas que pararam de comer carne não tomaram essa decisão porque não gostavam do sabor — o fizeram em respeito aos animais! Então, não há contradição alguma em querer comer alimentos que imitam carne, desde que não haja crueldade envolvida. Não se surpreenda se a gente levar algum prato como um “peru”, um assado de “carne” ou um “lombo” para a ceia.

7. Tente fazer comidas que todos possam comer

Todo mundo pode comer a nossa comida, e a gente fica feliz quando isso acontece. Mas justamente por todos poderem comer, às vezes acaba não sobrando muito (não subestime a comida vegana!), então a dica é fazer em quantidade. Nós nos sentiremos muito acolhidos e especiais se na mesa tiver espaço para alguns alimentos gostosos e sem crueldade!

8. Não nos engane

Não tente nos enrolar, dizendo que não leva um ingrediente de origem animal, quando na verdade leva. Nem precisa explicar mais, né? É meramente uma questão de respeitar nossas escolhas.

9. “É só tirar a carne”

Não é tão simples. Muitos veganos não comem comida misturada: por exemplo, as batatas que assaram junto com a carne ou a “fatia vegana” da torta com produtos de origem animal. Separar a carne do vegetal no prato também não será bem aceito. O melhor é cozinhar já separado mesmo.

10. Por que se tornou vegetariano?

A gente já está craque em identificar algumas situações. Muitas pessoas nos perguntam por que nos tornamos vegetarianos só pra contra-argumentar. Se for essa a sua intenção, melhor nem começar — não queremos criar climão na festa de final de ano, né? Já se você tiver realmente interesse e abertura para saber, ficaremos felizes de conversar sobre o assunto.

Quer entender melhor a dieta vegetariana? Temos um Guia Vegetariano gratuito para download aqui que vai te ajudar.